LAMBUJINHAS COM CEBOLA



LAMBUJINHAS COM CEBOLA
As lambujinhas, também conhecidas por lamejinhas, são dos bivalves mais abundantes no Estuário do Tejo. Podem ser apanhados no lodo durante a vazante das marés. Antigamente, era tradição de muitas famílias das zonas rurais, por altura da Páscoa, deslocarem-se à Moita, "à lamujinha".

Mas as lambujinhas podem ser consumidas durante todo o ano, embora com alguns cuidados; colocá-las de molho em água salgada, durante 48 horas, é um dos requisitos indispensáveis.

"Toino", um dos poucos pescadores existentes no Rosário, apanha lambujinhas mas só para consumo familiar. Entre as várias maneiras de cozinhar este petisco, o "Toino" recomenda esta:

Ingredientes:

1kg de lambujinhas

2 cebolas

2 dentes de alho

1 molho de coentros

Azeite - q.b.

Margarina - q.b.

Sal - q.b.

1 limão

Modo de Preparação:

Coloque as lambujinhas de molho em água salgada durante 48 horas para largarem a areia. Lavam-se, depois, em várias águas. Num tacho, disponha as cebolas às rodelas finas, junte o azeite, os dentes de alho pisados e os coentros picados. Junte as lambujinhas e tape o tacho. Vai ao lume até as lambujinhas abrirem todas. Servem-se quentes, regadas com sumo de limão.

Sem comentários:

Enviar um comentário