GEORGETE DUARTE DOS SANTOS TOMÁS

Georgete Duarte dos Santos Tomás

Georgete Duarte dos Santos Tomás nasceu a 1 de Ou­tubro de 1925, na Sé, em Lisboa. Veio para a Moita com poucos meses de idade e, por isso, considera-se uma filha da terra.
O gosto pelo desporto manifestou-se cedo na vida de Georgete Duarte. Mas, foi em 1943 tinha então 17 anos que começou a praticar, oficialmente, atletismo. No entanto, o seu percurso desportivo não se ficou apenas pelo atletismo, tendo praticado também basquetebol, ténis de mesa, voleibol, patinagem e futebol.
Entre 1944 e 1958, Georgete Duarte foi vista como um exemplo do atletismo português e do desporto femini­no. Foi precisamente entre os anos 40 e 50, ao longo de 15 anos de atletismo, que Georgete Duarte foi con­siderada a melhor atleta portuguesa, com 46 títulos nacionais em dez especialidades diferentes.
Actualmente com 86 anos, (2011), Georgete Duarte continua a viver o desporto de uma forma activa: incute o gosto pela prática desportiva junto dos jovens do concelho da Moita e lecciona aulas de ginástica a adultos, no Pavilhão Desportivo Municipal.
A Câmara Municipal da Moita atribuiu a Georgete Du­arte dos Santos Tomás a Medalha de Honra do Mu­nicípio, pelos serviços distintos e altamente meritórios que tem prestado à população do concelho, na área do desporto, ficando, por esse motivo, intrinsecamente li­gada ao nome do Município da Moita.
Faleceu a 25 de Setembro de 2015

Sem comentários:

Enviar um comentário